sexta-feira, 12 de outubro de 2007

a os criadores e principiantes

Obrigado pela visita ( este Site foi Desenvolvido pelo próprio Criador ) é uma Cartilha completa que você deve Ler, Consultar e Guardar, contem todas as Dicas que você precisa saber para iniciar uma Criação de Canário Belga com sucesso. Ele foi criado para tirar algumas ( dúvidas básicas ) que ocorrem na criação do Canário, inclusive o nosso Belga, uma ave que nos fascina pela variação de cores e seu lindo canto.Nos Links ao lado procurei resumir em ordem passo a passo para você ( iniciar com sucesso a criação de canário, existe muito mais matérias e muitas dúvidas que iria cansar de tanto você ler, mas só criando, manuseando que aprenderá.Criar canários é uma arte que requer dedicação e paciência.Porém existem pormenores que precisam ser encarados e superados com coragem.O que pretendo nas páginas seguintes é comentar os vários aspectos sobre ( Criação, Alimentação, Gaiolas, Higiene, Montagem e Desenvolvimento de um Plantel etc... ), dentro de critérios mínimos que permitam ao iniciante se tornar um grande criador.O principiante, devido ao entusiasmo que lhe é peculiar, toma determinadas atitudes que às vezes levam ao desestímulo, chegando até a desistência.

plantel

Quando se decide criar canários, deve-se procurar começar com um número pequeno de casais no máximo ( 5 casais ) e sempre adquiri-los de um criador conhecido. Deverá começar com pássaros jovens, procure adquirir aves saudáveis sem defeito físico, que não esteja triste ou não voe, ela deverá estar alerta, saltitante, nunca encolhida em um canto. Dando a ele espaço para desenvolver-se em ambiente limpo e saudável, terá muitas alegrias com seu plantel. Em cativeiro foram conseguidas várias combinações de cores, é um pássaro de procriação muito fácil. Quando adquirir um novo exemplar, não misture com os seus, sem que antes tenha passado por um período de observação.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Muda de pena

Embora sejam muito resistentes, as penas com o tempo começam a perder o brilho e desgastar e precisam ser trocadas. A muda é um processo normal na vida das aves, relacionado a fatores biológicos ligados aos hormônios produzidos pela tireóide. A muda ocorre todos os anos e inicia-se após a época de cria, ( não deve permitir que procriem até a época em que antecede a muda ). Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar facilmente e não passará de 6 a 8 semanas. Nesta época a ave pode perder totalmente as penas ao mesmo tempo, mantendo sempre uma razoável quantidade para cobrir e proteger o corpo e voar. Se a temperatura estiver elevada muito quente irá antecipar a muda do canário, mas terminará mais cedo. Em climas moderado e frescos ela atrasa um pouco. É recomendado fornecer ao pássaro a dieta correta para esta ocasião, uma alimentação rica em cálcio ( osso de ciba ), casca de ovo, vegetais, uma mistura de grãos com maior quantidade de óleo e uma farinhada com ovo. Na água de beber será trocada diariamente e poderá acrescentar algumas gotas de complexos vitamínicos que contenha ferro. Nos adultos a troca de pena: rabo, asas, e demais penas inicia-se do centro para as extremidades, nas asas a muda ocorre simultaneamente, no corpo ocorre a muda quase por inteiro, terminando na cabeça. As penas caem naturalmente e devagar sendo que quase nem se percebe que o pássaro está na muda; se o pássaro voar com dificuldades, começar a aparecer a pele isto não é normal, e pode ter sido causado pela má alimentação ou outras causas. Banhos de sol pela manhã ( 8 as 9 horas ) ajudam bastante na muda, manter as gaiolas limpas, evitando que o pássaro fique em correntes de ar, fornecer banheiras com água limpa para banhos

Separação de filhote

Entre o 15º e 20º dias os filhotes começam a deixar o ninho. Porém, a pemanência no ninho até 20 dias é normal. A saída prematura é indesejável e representa algum tipo de problema: o menor deles é quando o filhote se assusta e salta fora do ninho. Recomenda-se não trocar o ninho após o 12º dia. Filhotes quando mal nutridos tendem a sair precocemente do ninho em busca de alimentação ( atrás dos pais ). Nestes casos não há muito o que fazer e tentar recolocá-los de volta é perda de tempo. Por outro lado, os bens criados, deixam o ninho de modo tranqüilo, completamente emplumados e sem mostrar desespero por alimentação.Acontece que, de um modo geral, tende a ocorrer a debicagem dos filhotes. Algumas fêmeas deixam completamente desnudos seus filhos o que representa uma tragédia para o futuro: dificilmente se formará uma plumagem normal. Ao se perceber os primeiros sinais de debicagem o criador deve interferir seja separando os filhotes com uma grade divisória, seja fornecendo material para confecção do novo ninho. Sugerimos que os filhotes passem a metade do dia com o macho e a outra metade sozinhos. Colocando-se a farinhada de ambos os lados tanto a fêmea quanto o macho tratarão dos filhotes e, ainda estaremos proporcionando a oportunidade para que o macho fertilize, quando estiverem juntos.Quando os filhotes estiverem comendo sozinhos é chegada a hora da separação, geralmente, ocorre entre o 28º e 30º dias. Separados deverão ser colocados em uma voadeira de modo que possam se exercitar e serem levados para os "banhos" de sol e água.

Fotos de canarios




























Como ver se o ôvo esta galado

Como ver se o ôvo esta galado,você pega o ôvo quando tiver em torno de 5 a 6 dias e coloca ele de frente para o sol se uma parte não der de ver a luz do outro lado que dize que o ôvo esta galado se aparesser completamente a luz do outro lado que dizer que o ôvo não esta galado.

Quantos dias leva para nascer um canario.

Quanto tempo leva para nascer um canario, leva em torno de 12 a 13 dias para nascer mais toma um cuidado que pode não estar galado.

canarios

Canários, eu adoro os canários eles são pássaros muito comum e muitos criadores escolhem ele para criar e o canto deles é um dos mais bonitos é o que eu acho não sei se vocês que estão lendo acham a mesma coisa que eu.